São utensílios manuais, geralmente de aço carbono, formados por um corpo central, com um alojamento de forma quadrada ou circular, onde são fixados machos, alargadores e cossinete.
O desandador funciona como uma alavanca que possibilita imprimir o movimento de rotação necessário à ação da ferramenta.
O desandador, também conhecido como "vira-macho reto", é utilizado para virar o macho no trabalho de rosqueamento, podendo ser utilizado também em outras ferramentas, como, por exemplo, em alargadores, etc.
Possui um corpo comprido, que serve como prolongador para passar machos ou alargadores em lugares profundos e de difícil acesso para desandadores comuns.
Possui um braço fixo, com ponta recartilhada e castanhas temperadas, uma delas regulável por meio do parafuso existente no braço. Os comprimentos variam de acordo com os diâmetros dos machos e cossinetes.
Os desandadores com um braço fixo e outro móvel apresentam duas castanhas, cuja função é fixar os machos e alargadores. Uma das castanhas é fixa, outra é móvel, e forma-se uma abertura quadrada onde são alojados e fixados por aperto os machos e alargadores.